Entendimento por parte da ONS do avanço no processo de implantação de Plataforma Única como suporte à liquidação dos Encargos de Uso do Sistema de Transmissão (EUST)

Entendimento por parte da ONS do avanço no processo de implantação de Plataforma Única como suporte à liquidação dos Encargos de Uso do Sistema de Transmissão (EUST)

Nossa equipe recebeu a matéria por Portal Sintegre de Notícias, através do assunto institucional com entendimento de que por uma questão organizacional, concluímos como parte do esclarecimento do processo se faz necessário, mas reforçamos novamente que através do Portal do Sigetplus, a solução já se encontra disponível para o mercado.

Link do Portal Sigeplus para acesso: https://sys.sigetplus.com.br/portal/login

Através do acesso a noticia, temos o seguinte esclarecimento escrito de informação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) concluiu a primeira etapa para implantação da plataforma única que irá apoiar o processo de liquidação financeira dos Encargos de Uso do Sistema de Transmissão (EUST). A ferramenta é uma solução elaborada para melhorar a rotina do setor, centralizando documentos de cobrança, notas fiscais e comprovantes de pagamento. 

Além disso, a plataforma permitirá o gerenciamento e centralização das informações dos agentes, otimizando o controle de inadimplência e facilitando a troca de dados com os sistemas corporativos (ERP). Com isso, a integração e a agilidade no processo de liquidação também poderão ser aprimoradas.

A iniciativa está aderente ao despacho nº 2.801/2024 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determinou o desenvolvimento e a implantação de uma plataforma única para apoiar o processo de liquidação financeira dos EUST.  Por isso, após a conclusão da primeira fase, que revisitou os requisitos originais e priorizou as necessidades da nova plataforma, o ONS dará início, ainda em março, a um estudo para elaborar o plano de trabalho e dimensionar os esforços necessários para a construção da solução tecnológica. Esse planejamento será fundamental para alinhar o escopo da plataforma aos requisitos estipulados pela ANEEL.

O Operador reafirma a importância da participação dos agentes no projeto de maneira a construir uma ferramenta aderente para suprir as necessidades do setor. Nesse sentido, os encontros para troca de conhecimento, com o intuito de identificar as principais dificuldades e as expectativas relacionadas ao processo de liquidação, permanecerão acontecendo.

Próximos passos

Após a etapa de diagnóstico, o ONS abrirá inscrições para fornecedores de soluções tecnológicas do mercado, com o objetivo de identificar ferramentas aderentes ao escopo delimitado nesta etapa e que possam atender às necessidades da plataforma única. O passo seguinte deste processo será a divulgação de uma “RFI” para os fornecedores interessados, que será anunciada em breve por meio do site oficial do ONS. A entidade orienta os fornecedores a aguardarem a publicação da chamada para inscrição e, em caso de dúvidas, direcionar os questionamentos para a Central de Atendimentos, com o assunto: Plataforma Única.

A realização das sessões e dos futuros encontros com fornecedores reforça o compromisso do ONS com os agentes e com a sociedade na busca contínua das melhores práticas e do aperfeiçoamento dos processos, visando a otimização dos resultados e a redução dos custos operacionais e processuais para todos os envolvidos.

Acesso: https://sintegre.ons.org.br/Paginas/servicos/noticiasdetalhe.aspx?noticiaId=11250&urlVoltar=https://sintegre.ons.org.br/Paginas/servicos/noticias.aspx

Compartilhe: